O portal dos Assistentes Sociais
A contemporaneidade tem acarretado transformações aos mais diferentes níveis da vida social e individual, as mudanças em curso integram fenómenos multifacetados e multidimensionais compostos por factores económicos, sociais, culturais, ambientais, religiosos, políticos e jurídicos que se encontram interligados numa dinâmica complexa. Estas mudanças paradigmáticas, conceptuais e epistemológicas colocam desafios ao Serviço Social, impondo à profissão um questionamento sobre os valores da sua acção, sendo-lhe exigido que desenvolva uma prática reflexiva, assente em conhecimentos teóricos e referenciais metodológicos capazes de guiar e fundamentar a sua intervenção. Assim, o Serviço Social ao redesenhar novos caminhos, torna imprescindível estruturar as noções da teoria e da prática na profissão.
Existem dois tipos de conhecimento: o conhecimento de algo e da sua explicação (conhecimento teórico) e o conhecimento de como (conhecimento prático) (Banks; 1997: 2). O conhecimento no “conhecer” possibilita-nos um conjunto de abordagens teóricas que oferecem um modelo explicativo e orientador para a intervenção. Já a prática encerra em si um eixo condutor por onde emergem pistas, argumentos sobre escolhas das técnicas, da metodologia de investigação e de intervenção. Estes dois conhecimentos são indissociáveis, a teoria e a prática não se anulam, uma vez que uma acção bem fundamentada necessita destes dois campos do saber, que lhe permite um agir assente numa reflexão (valores e conhecimento) e numa acção onde as experiências pessoais também são levados em conta. E é na unificação indissociável destas duas dimensões, na homogeneidade entre a acção e a reflexão, entre a teoria e a prática (Ander-egg; 1995: 235) que se materializa a praxis. Ou seja, a teoria e a prática fazem parte de um processo circular de influência mútua, logo o conhecimento teórico por si só não é sinónimo de um bom desempenho profissional, assim como no agir não existe apenas uma dimensão prática desprovida de sentido teórico. É do processo dialéctico entre o pensamento e a prática que ocorre um questionamento crítico, uma reflexão construtiva e uma prática reflexiva.
É nesse sentido com o intuito de contribuir para um agir profissional que promova uma consciência reflexiva, racionalizada e fundamentada que surge este espaço. Assim, este é um local onde se encontra agrupado de forma organizada e sistematizada um conjunto de conteúdos teóricos e metodológicos capazes de nortear e fundamentar a prática profissional dos Assistentes Sociais. Destacamos no entanto que não é a sua simples consulta que leva a práticas racionalizadas, reflexivas ou fundamentadas, porém é a sua utilização materializada na relação dialéctica entre a prática e a teoria, entre o Assistente Social e o Cidadão, entre a realidade de todos os actores da intervenção que levará à construção de práticas consistentes e efectivamente fundamentadas e reflexivas.
Acrescentamos ainda que este é um espaço em permanente construção, que apresenta um carácter mutável, que se transformará e crescerá. Não é um espaço fechado, com sugestões categóricas, abordagens únicas, é um local que apresenta caminhos, sugestões, modelos de orientação. É um espaço que recebe as sugestões e os contributos de todos aqueles que se revejam neste local. É um sítio do Serviço Social e para o Serviço Social. Dos Assistentes Sociais e estudantes de Serviço Social. Contudo, não estamos fechados sobre nós (ou não fosse o Serviço Social uma profissão que também procura nas outras profissões e ciências, o conhecimento para nortear e fundamentar as suas práticas) este também é um espaço para todos aqueles que trabalham na Acção Social, ou que queiram descobrir o Serviço Social.
Sejam bem-vindos.
Referências Bibliográficas
Este texto teve como apoio as referências bibliográficas abaixo citadas e que apresentamos como sugestão de leitura para um aprofundamento deste tema.
ANDERS-EGG, Ezequiel (1995), Introducción al Trabajo Social, Madrid: Siglo XXI de Espana editores.
BANKS, Sarah (1997), Etica y Valores en el Trabajo Social, Barcelona, Paidós Ibérica.
CARVALHO, Andreia A. Pereira (2010) Serviço Social: Teorias, Modelos e Reflexividade do Agir Profissional; Dissertação de Mestrado da Universidade Católica Portuguesa.
FALEIROS, Vicente de Paula (2006) “O Serviço Social no Mundo Contemporâneo”, in FREIRE, Lúcia M.B.; Freire, Silene Serviço Social, Política Social e Trabalho, São Paulo: Cortez.
HEALY, Karen (2001) Trabajo social: Perspectivas contemporâneas, Madrid, Morata.
HOWE, David (1987) An Introduction to Social Work Theory, Aldershot: Wildwood.